quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cultivando o Respeito, a Calma e a Paz




Pedro e Maria eram dois irmãos adolescentes que se amavam muito. Viviam se divertindo e ajudavam um ao outro nas mais diferentes tarefas e desafios que passavam.

Certo dia frio de inverno, os irmãos estavam em casa. Pedro pediu para sua irmã Maria ligar o aquecedor, pois estava sentindo frio. Maria ligou o aquecedor.

Maria pensou: Seria legal hoje fazer um bolo para tomar com chá à tarde. Vou fazer aquele bolo que meu irmão adora. Ele vai ficar muito contente.

Maria começou a preparar o bolo, mas percebeu que um ingrediente estava faltando. Resolveu ir ao supermercado ao lado para comprá-lo. Já havia ligado o forno para preaquecê-lo. Então pensou: o forno está ligado e aqui em casa já está quentinho e vai ficar ainda mais. Foi até o quarto de seu irmão para perguntar se podia desligar o aquecedor. Mas, Pedro estava dormindo.

Então, Maria decidiu desligar o aquecimento da casa e foi até o supermercado buscar o ingrediente que faltava. Ficou contente pois conseguiu encontrá-lo e voltou logo para casa. Continuou preparando o bolo quando de repente.

- Pedro irado gritando apareceu na cozinha e disse: Eu já disse que estava com frio! E descontrolado disse coisas que machucaram os sentimentos de Maria. Pedro estava nervoso, com o coração acelerado. Em vez de se acalmar e pensar antes de falar e agir, foi dando espaço para a raiva.

Maria ficou quieta, muito embora por dentro se sentisse magoada. Sabia que conversar com uma pessoa que está fora de si não leva a nada bom, pois quando deixamos os impulsos nos governarem, ficamos descontrolados e podemos destruir as coisas mais importantes na vida: nossos relacionamentos de amor e amizade. Por isso, escolheu como prioridade cultivar a paz em seu lar, e fazer escolhas através do pensamento, não de fortes emoções, pois essas podem nos levar a conclusões enganosas. O mais importante é focar em como resolver os problemas que aparecem sem magoar ninguém nem causar dano.

Maria ficou um pouco triste e dolorida por dentro. Mas procurou focar em continuar seu bolo. Terminou de assar o bolo e preparou uma xícara de chá quentinho para levar para seu irmão.

Pedro, quando viu seu bolo favorito e o chá ficou envergonhado por sua atitude anterior. Agora que estava calmo, conseguia perceber que Maria o amava, e que sempre se importava com ele. Pensou: Ela jamais teria desligado o aquecedor se soubesse que eu ainda estava com frio. E Maria lhe disse: Me desculpe, achei que a casa já estava quente demais, e preocupada com os gastos de aquecimento, desliguei o aquecedor.

Pedro sorriu e disse: Muito obrigada. Pedro pensou: Como fui tolo. Por que não me acalmei e perguntei por que ela havia desligado o aquecedor? Não posso ficar bravo cada vez que as coisas não são do meu jeito. Afinal, quando há mais de uma pessoa em um lugar, as coisas não são só de uma maneira. Cada pessoa deve dar um passo em direção ao outro, saindo dos seus interesses para os interesses dos outros. Assim, construímos algo nosso. Nem tudo do meu jeito, nem tudo do jeito do outro. Eu me preocupo com o outro e o outro se preocupa comigo. E quando vier alguma dúvida ou algo que não gostamos, em vez de dar espaço para irritação, podemos manter o nível amoroso de conversar, e chegar a um acordo, tomando decisões conjuntamente.

Maria disse: Sabe, eu ia perguntar a você se podia desligar o aquecedor, mas você estava dormindo. Como já tinha aquecido por um tempo e o forno estava ligado, e a casa estava quentinha, resolvi desligar achando que faria um pouco de economia com os gastos. Me desculpe. Quando for assim e não tiver oportunidade de te perguntar, vou esperar até poder te consultar. Não quis te perturbar. Só quero sua felicidade e bem-estar sempre. Me desculpe.

Pedro disse: Eu sei. Me desculpe ter falado com você daquele jeito agressivo. Então, se abraçaram e comeram bolo com chá quentinho juntos e tiveram uma maravilhosa tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando Nossa Educação Deseduca

  A nossa educação deseduca sempre que ensinamos conhecimentos, sem instruir os valores éticos que devem dirigi-los. A nossa educação ...